Frente Parlamentar vai debater os impactos e benefícios da Lei de Informática para a inovação do Brasil

Parlamentares e dirigentes de ICT&I querem discutir os efeitos da legislação desde quando foi implantada.

A primeira versão da Lei de Informática foi instituída em meados dos anos 80. Com o avanço e surgimento de novas tecnologias, a legislação foi sendo alterada e atualmente o governo federal se prepara para editar uma Medida Provisória para estender os benefícios da lei que será extinta em janeiro de 2020 conforme determinou a decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC). Esses e outros fatores serão o foco do debate promovido pela Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação na próxima quinta-feira (26), às 10h, no Senado Federal.

Considerada um dos principais instrumentos para estimular a competitividade e a produção de bens tecnológicos, a Lei de Informática é apontada como uma das soluções para impedir a queda nos números do setor e, principalmente, o fechamento de muitas empresas. Caso os incentivos fiscais estipulados pela legislação caiam, dirigentes e representantes dos ICT&I temem a redução da participação do setor na economia brasileira.

Para o senador Izalci Lucas (PSDB/DF), presidente da Frente Parlamentar, as empresas e instituições que atuam no segmento não podem ser prejudicadas devido a falta de gestão de governos anteriores. “Não podemos deixar que o setor produtivo e empresarial pague o preço da falta de compromisso dos governos passados. Eu volto a reforçar que o Brasil precisa acordar para a necessidade de incentivar e investir em ciência, tecnologia, pesquisa e inovação”, salientou.

Na reunião de quinta-feira, participarão representantes dos Ministérios da Economia e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), dirigentes e representantes dos ICT&I, além de senadores e deputados membros da Frente Parlamentar.

Serviço

Reunião da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação para debater o tema “Os impactos e benefícios da Lei de Informática para a inovação do Brasil”

Dia: 26 de setembro de 2019 (quinta-feira), às 10h.

Local: Plenário 3 –  Ala Alexandre Costa – Anexo II – Senado Federal.

Read Previous

Parlamentares, especialistas e técnicos do governo discutiram o papel da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento do Brasil

Read Next

ICT&I reivindicam a continuidade dos incentivos fiscais concedidos pela Lei de Informática

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.